Notícia

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Assembleia da FETAEP traz representatividade feminina

Pela primeira vez na federação, uma mulher presidiu o evento, que teve a presença de 112 participantes nos dias 19 e 20 de fevereiro

A sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP) realizou, nos dias 19 e 20 de fevereiro, a sua 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2020. O evento foi marcado pela primeira vez que uma mulher coordenou a abertura dos trabalhos de uma assembleia da FETAEP. Ivone Francisca de Souza, 1ª vice-presidente da federação e coordenadora estadual da secretaria das mulheres, presidiu  a assembleia demonstrando a força das mulheres no estado do Paraná e a representatividade feminina dentro da agricultura familiar.

“Esta foi, sem dúvida, uma relevante expressão do crescente protagonismo das mulheres, política e simbolicamente. A iniciativa não só dá visibilidade às mulheres, mas também fortalece o lugar estratégico das lideranças femininas no movimento sindical”, analisa Ivone.

O encontro reuniu 112 representantes dos sindicatos filiados e discutiu assuntos de interesse para o agricultor e agricultora familiares como crédito rural, organização sindical, políticas agrárias, e a importância da comunicação no setor.

Um dos assuntos foi a campanha de sindicalização, lançada no segundo dia da Assembleia e aprovada pelos presentes. Uma das estratégias é o Seguro do Agricultor Familiar e Assalariado Rural, iniciativa da federação com parceria da seguradora Costa & Parra que está vigente desde o fim de 2019. Pensando em impulsionar a campanha, a FETAEP irá premiar os dez sindicatos mais atuantes do estado e filiados segurados em sorteio durante o seu congresso em outubro deste ano.

“A assembleia foi extremamente produtiva. Aprovamos a campanha de sindicalização, que vai fortalecer ainda mais os nossos sindicatos e preparamos os nossos dirigentes para as principais ações do ano como o Festival Estadual da Juventude e a Feira da Agricultura Familiar”, avalia Marcos Brambilla, presidente da FETAEP.

Também foram abordadas iniciativas e conquistas recentes da FETAEP como a realização da 1ª Feira da Agricultura Familiar do Paraná, prevista para o primeiro semestre, os convênios assinados com Cresol e Ceasa durante o Show Rural, e a participação no Festival Estadual da Juventude Rural, em março.

 



Galeria de fotos sobre esta notícia

Assembleia Geral da FETAEP

fotos desta galeria