Notícia

quinta-feira, 23 de março de 2017

Aperfeiçoamento técnico marca Coletivo de Política Agrícola

Evento realizado em Curitiba contou com a presença de 40 dirigentes sindicais e assessores.

Nos dias 22 e 23 de março, a FETAEP realizou o Coletivo de Política Agrícola. Mais de 40 pessoas, entre dirigentes sindicais e assessores, participaram do evento que discutiu temas importantes para a agricultura paranaense. “O Coletivo traz muita informação do que está sendo realizado para melhorar a vida do trabalhador do campo. Como um dos nosso objetivos é levar formação ao trabalhador rural, temos a obrigação de entender as técnicas de produção existentes no mercado para formar uma opinião e repassar ao nosso público”, comentou o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, durante a abertura.

Para o secretário de Política Agrícola, Marcos Brambilla, a Federação procura oferecer o que tem de melhor para o setor. “Fizemos uma pauta bem ampla com os temas que estão em destaque no momento com foco no aperfeiçoamento. No caso da hidroponia, por exemplo, queremos entender melhor a técnica de produção, mas procurando colocar a questão da produção sustentável”, explica.

Na abertura estava presente a diretoria da FETAEP - Ademir Mueller, Marcos Brambilla, Marucha Vettorazzi, Claudio Rodrigues, Carlos Gabiatto e Alexandre Leal.

Pauta abranente

Entre os temas abordados, a experiência de uma associação da Lapa no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) chamou a atenção de todos. As agricultoras familiares contaram um pouco do funcionamento da Associação dos Moradores e Produtores Rurais da Comunidade dos Alves da Lapa (Agroalves) e como, com muita dedicação e cooperação, têm obtido sucesso. "O PAA melhorou muito a situação da Associação. Não é nossa principal fonte de renda, mas é um dinheiro garantido”, contam Rosa e Verônica – representantes da Agroalves.

Na parte da tarde, o engenheiro agrônomo e instrutor do Senar, Gustavo Scariot, apresentou dados referentes à produção hidropônica no Paraná. Logo após, o assessor da CONTAG, Paulo Poleze, explicou sobre a DAP - normativas, controle social e as perspectivas do Plano Safra para 2017 e 2018. Para finalizar o primeiro dia, o representante do MDA, José Zukowski, apresentou detalhadamente o Seguro da Agricultura Familiar (SEAF).

No segundo dia, o engenheiro agrônomo do Emater, Heitor Fiuza, falou do Hortisul, destacando assuntos como estrutura, perspectiva de mercado, resultados e avanços conquistados pela agricultura familiar. O programa faz parte do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), que visa implementar uma gestão integrada pautada no aumento, de forma sustentável, de renda e na melhoria da qualidade de vida das populações rurais.

Para finalizar o Coletivo, o secretário de Política Agrícola falou sobre temas que envolvem o departamento, como também os dirigentes relataram situações que enfrentam no dia a dia.

“O que percebemos é que falta organização. Muitas vezes sabemos produzir, mas não sabemos comercializar. Temos procurado integrar com parceiros para superar essas dificuldades e criar um projeto com início, meio e fim”, relata Brambilla.



Galeria de fotos sobre esta notícia

Coletivo de Política Agrícola 2017

fotos desta galeria