Notícia

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A voz das Mulheres no Movimento Sindical

FETAEP realiza capacitação para Trabalhadoras Rurais.

Entre 14 e 16 de fevereiro, a secretária de Mulheres da FETAEP realizou a 1ª etapa para Capacitação para Mulheres Trabalhadoras Rurais. Mulheres dirigentes sindicais, coordenadoras e suplentes regionais e lideranças da base sindical se reuniram em busca de qualificação e empoderamento. “Queremos proporcionar uma capacitação classista/sindical para mulheres trabalhadoras rurais, visando aprimorar sua capacidade multiplicativa em suas áreas de atuação”, destacou a secretaria de Mulheres e Políticas Sociais da FETAEP, Marucha Vettorazzi.

O presidente da FETAEP participou de algumas etapas da evento, entre elas para falar sobre Organização Sindical. Além de explicar como funciona, as lutas e conquistas, ele destacou a mulher como agente propulsora do desenvolvimento rural.

O encontro teve muitos momentos marcantes. O tema Sujeito e Identidades, abordado pelo assessor regional Éder de Oliveira, levou várias mulheres às lágrimas. “Muitas compreenderam a importância do seu papel na sociedade e viram como ainda temos muito a conquistar para conseguirmos uma igualdade”, explica Marucha.

A vivência pedagógica no STTR de São José dos Pinhais também proporcionou às mulheres uma experiência renovadora para levar aos Sindicatos de suas regiões. As participantes elogiaram a estrutura e organização do Sindicato e o presidente Afonso Rendak aproveitou para contar como foi a trajetória do local. “Começamos em uma sala alugada, compramos uma sede em 2006 e, no ano passado, compramos outro lote para o Sindicato”, contou.

No dia 15 de fevereiro, a coordenadora estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Santa Catarina (FETAESC), Agnes Weiwanko, ministrou uma palestra para as participantes. Na ocasião, ela levou a compreensão e reflexão sobre as várias instâncias do MSTTR, principalmente a valorização de bandeiras de luta e organização de Mulheres Trabalhadoras Rurais de uma forma ímpar.

Nessa primeira etapa, foram abordados temas como: Sujeitos do Campo, Surgimento do MSTTR, Bandeiras de Luta e Organização de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Organização Sindical e Práticas Sindicais. As outras etapas acontecerão em abril e maio.

Próximas etapas:

Etapa II - 25 a 27 de abril: Políticas Públicas e Mobilizações de Massa, DRSS, Terra, Sucessão Rural e PADRSS, Agricultura Familiar e Meio Ambiente, Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional.

Etapa III - 23 a 25 de maio: Plano Sustentar, Comunicação, O Papel da Coordenação Estadual e Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais e Perspectivas e Desafios nas Regionais.

Mudei meus planos para permanecer no campo

Em depoimento ao Jornal da FETAEP, uma das participantes do evento contou uma história inspiradora para mulheres e jovens. A jovem Rosangela Caslel, de 21 anos, do município de Virmond, falou sobre o preconceito que enfrentou de amigos e familiares para participar do movimento da juventude rural de sua região.

“Conheci o movimento sindical em 2016, por meio de um convite para participar da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC). A partir daí minhas perspectivas de vida mudaram, pois almejava seguir a carreira de modelo e morar na cidade. Não cogitava a ideia de sucessão rural. Hoje, bem mais informada sobre os cursos de formação e políticas públicas para o agricultor oferecidos pelos Sindicatos, mudei meus planos de vida. Desejo passar todo o conhecimento que estou adquirindo para minha família e acredito que terei sucesso na área rural. Eu não sabia que o Sindicato ajudava tanto o agricultor. Enfrentei o preconceito quando me engajei no movimento sindical, mas não me arrependo. Principalmente quando participamos de uma formação voltada em especial para as mulheres, tão esclarecedora e rica”, declarou Rosangela.