Notícia

segunda-feira, 07 de fevereiro de 2011

800 trabalhadores rurais no estande da Fetaep no 1º dia do Show Rural

Caravanas de Três Barras do Paraná, Catanduvas, Braganey, Nova Aurora, Tupãssi, Maripá, Iguatu, Ubiratã, Jesuitas, Iracema do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Toledo, Espigão Alto do Iguaçu, Me

Dezoito caravanas com 800 trabalhadores rurais já passaram pelo estande da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) no primeiro dia do Show Rural, em Cascavel. Os diretores da Fetaep – Ademir Mueller, Aristeu Ribeiro e Jairo Correa –, o delegado,  o coordenador e outros dirigentes da regional Oeste da Federação recepcionaram os trabalhadores orientando-os sobre a importância do evento para a agricultura familiar.

"Aproveitem o dia de hoje para observar as novidades voltadas aos pequenos produtores para, posteriormente, agregá-las na propriedade de vocês. Estamos no maior evento tecnológico do Brasil e até mesmo da América Latina, portanto novidades é o que não falta”, disse o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, durante a recepção dos trabalhadores. Este é o 6º ano que a Fetaep participa do Show Rural de forma organizada. “Nossa expectativa é a de que mais de 5 mil agricultores familiares compareçam”, comenta.

O avicultor de Três Barras do Paraná, José Machado, 49 anos, freqüenta o Show Rural há 8. “Modernizei e automatizei minha avicultura com os aprendizados daqui. Hoje quero olhar tudo de um modo em geral. Sou muito curioso”, revelou.

É a primeira vez que o agricultor Antonio José da Silva, 60 anos, de Assis Chateaubriand, vem ao Show Rural com a caravana do Sindicato dos Trabalhadores do município. “Já vim outras vezes, mas é muito complicado nos situarmos aqui sozinho. Com o STR somos orientados e vamos direto àquilo que nos interessa”, comentou o agricultor, que tem uma propriedade de 11 alqueires, onde planta soja, milho e trigo.

Além de passarem pelo estande da Federação, os trabalhadores estão sendo encaminhados ao estande da Emater - onde assistem palestras sobre produção agrícola, meio ambiente, biodiversidade, mata ciliar, entre outros temas de interesse. Na sequência, serão levados para uma visita técnica aos estandes e canteiros com variedades em agricultura, pecuária e agroecologia. “Tudo voltado ao pequeno agricultor”, afirma Mueller.

As caravanas de hoje, dia 7, são oriundas dos municípios: Três Barras do Paraná, Catanduvas, Braganey, Nova Aurora, Tupãssi, Maripá, Iguatu, Ubiratã, Jesuitas, Iracema do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Toledo, Espigão Alto do Iguaçu, Medianeira, Missal, Santa Helena e Assis Chateaubriand.