Notícia

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

538 mulheres paranaenses participaram da 4ª Marcha das Margaridas

2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.

Crédito da Foto: Agência Contag

Segundo a coordenadora estadual de Mulheres da Fetaep, Mercedes Demore, graças à organização feminina e também ao apoio dos dirigentes sindicais, a quantidade de mulheres paranaenses enviadas à Marcha neste ano foi 44% superior do que em 2007, na 3ª Marcha das Margaridas. “Além disso, sempre trabalhamos com muita antecedência. Para se ter uma ideia, o nosso lançamento estadual foi em dezembro de 2010”, exemplifica.

O presidente da Fetaep, Ademir Mueller, destaca que – independentemente de ser uma ação feminina – todo o Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais do Paraná uniu forças para mobilizar o maior número de mulheres possível. “Vendemos rifas, buscamos apoios e também demos suporte para a realização de uma série de encontros preparatórios”, cita Mueller, que igualmente representou o Paraná na luta das margaridas em Brasília.

A secretária de Políticas Sociais, Marucha Vettorazzi, e o secretário de Assalariados e tesoureiro da Fetaep, Jairo Correia, também participaram das mobilizações.

Brasília ficou florida nos dias 16 e 17 de agosto, quando mais de 50 mil mulheres trabalhadoras rurais marcharam por melhores condições de vida e trabalho no campo durante a 4º Marcha das Margaridas. O Paraná se fez representar por 538 mulheres das 10 regiões da Fetaep. Doze ônibus paranaenses seguiram rumo a Brasília.