Notícia

terça-feira, 23 de agosto de 2011

4ª edição da Marcha das Margaridas foi um sucesso

Ministros de Estado, parlamentares, representantes dos movimentos sociais, das centrais sindicais e da Contag participaram da solenidade de abertura

Crédito da Foto: Agência Contag
 

A abertura da 4ª Marcha das Margaridas ocorreu no dia 16 de agosto, às 14h, no Parque da Cidade, transformado em Cidade das Margaridas, em Brasília. Delegações de todo o País tomaram conta do pavilhão central, dentre elas 538 mulheres paranaenses tiveram “2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”. Ministros de Estado, parlamentares, representantes dos movimentos sociais, das centrais sindicais, da Contag integraram a mesa de abertura. Atrás, as 27 coordenadoras de mulheres também estavam no palco principal, sendo Mercedes Demore a coordenadora paranaense.

O presidente da Contag, Alberto Broch, defendeu a reforma agrária, o acesso à terra e o fortalecimento  da agricultura familiar. “Fortalecer a agricultura familiar é dinamizar a economia do interior”, disse. A secretária nacional de mulheres da Contag, Carmen Foro, começou sua fala numa referência a Leonardo Boff sobre a águia e a galinha – disse que, desde a 1ª Marcha, descobriu que as mulheres podem ser águias.

Antes da solenidade oficial, no período da manhã, às 10h, ocorreu a abertura da Mostra Nacional de Produção das Margaridas, que contou com participação de 50 estandes de todas as regiões do Brasil. Trabalhadoras rurais de todas as regiões do país, organizadas pela Contag por meio das comissões de Mulheres, apresentaram em seus estandes produtos típicos das diversas regiões do país. Peças de artesanato e alimentos caseiros estavam entre os principais destaques. Além disso, também houve o lançamento do CD com as 25 músicas feitas exclusivamente para Marcha.

No mesmo horário, ainda no período da manhã, uma parte das margaridas, foi para o Congresso Nacional para participar da abertura festiva, que contou com a participação de todas as deputadas federais. “Elas fizeram questão da nossa presença no Congresso para demonstrar o apoio à nossa causa”, comenta Mercedes Demore, que participou desse acontecimento.

Após as aberturas, cada região fez uma apresentação cultural. O sul foi representado pelo Rio Grande do Sul, com a dança gaúcha. O encerramento das atividades do dia 16 ficou por conta da cantora Margareth Menezes, que apresentou um repertório quase todo inspirado na vida rural.