Notícia

quarta-feira, 07 de julho de 2010

360 trabalhadores rurais foram contra a criação do Sindflorestal

Atendendo ao edital de convocação de Assembleia, publicado no Jornal Folha de Londrina e no Diário Oficial da União, trabalhadores não aceitaram a criação do Sindflorestal em Telêmaco Borba

Atendendo à convocação do edital publicado pelo Sindicato dos Trabalhadores Florestais no Estado do Paraná (Sindflorestal) nos jornais Folha de Londrina e Diário Oficial da União, 360 trabalhadores rurais de diversas regiões do Estado compareceram, no dia 25 de junho, à sede da entidade, em Telêmaco Borba. Segundo o edital, o objetivo da Assembleia Geral Extraordinária seria ratificar (confirmar) ou não os seguintes itens: 1 – a constituição do Sindflorestal; 2 – o estatuto do Sindicato e a alteração estatutária; 3 – a fonte de custeio do Sindicato; 4 – a eleição e posse da diretoria e dos demais órgãos do Sindicato; 5 – e a filiação do Sindicato à Fetaep.

Dos 360 presentes, 359 foram contra todos os itens mencionados acima. “Todos entenderam que não há motivos para criar um novo Sindicato, sendo que o município já possui um Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Além disso, não conseguimos entendemos como os trabalhadores residentes em municípios distantes de Telêmaco Borba teriam acesso às atividades desenvolvidas pelo Sindflorestal que, segundo o edital, teria uma abrangência estadual”, questionou o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, durante a Assembleia.

Segundo ele, o trabalhador que lida com o segmento florestal é um trabalhador rural como qualquer outro. Somente no Paraná existem 340 Sindicatos de Trabalhadores Rurais legalmente constituídos, sendo 302 filiados à Fetaep. “Por isso que não há como fundar uma entidade paralela, de uma categoria que já possui representação”, disse. 

Os trabalhadores presentes participaram da Assembleia de forma pacífica, mesmo o local não tendo condições de recepcioná-los. “Metade do grupo ficou para fora, pois o local era pequeno e não comportava todos. Também não havia uma quantidade suficiente de mesas e de cadeiras”, afirmou. O mais interessante, continua Mueller, é que nem o edital de convocação estava afixado no mural, conforme prevê a Portaria 186 do Ministério do Trabalho e Emprego. Toda a ação foi gravada e fotografada.

Além dos trabalhadores, a Assembleia também foi acompanhada por diretores e assessores da Fetaep, pelo presidente do STTR de Telêmaco Borba, João Ernesto Ribeiro, pelo tabelião substituto do Cartório de Notas de Telêmaco Borba, Henrique Hormem Terra – que registrou e lavrou uma ata notarial -, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Papel, Celulose, Pasta e Madeira para Papel e Papelão de Telêmaco Borba, Marcos Augusto Lagos, e pelo presidente do Sindicato dos Motoristas Condutores de Veículos Rodoviários e Urbanos em Geral de Telêmaco Borba (Sincorvert), Olimpio Mainardes Filho. Além destes, diversos diretores e presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de vários municípios do Paraná também estiveram presentes.

O edital de convocação da Assembleia Geral Extraordinária foi publicado no Diário Oficial da União de número 104, na Seção 03, do dia 02 de junho de 2010. A publicação convocava todos os trabalhadores que atuam desde a produção das mudas, plantio, cultivo, colheita, e demais trabalhadores no setor florestal de todos os municípios do Estado do Paraná.