Notícia

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

3ª Plenária Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais começa amanhã

Caravana do Paraná será composta por cerca de 15 jovens.

De amanhã até o dia 2 de dezembro, acontece a 3ª Plenária Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em Brasília. Com o tema “Juventude na luta por sucessão rural: nenhum direito a menos!”, o Paraná estará presente com um caravana formada por cerca de 15 jovens. O secretário de Juventude, Política Agrária e Meio Ambiente da FETAEP, Alexandre Leal, e a assessora da Juventude, Ana Paula Conter Lara, também participarão.

De caráter propositivo, avaliativo, formativo e organizativo, a Plenária reunirá mais de 400 jovens, entre dirigentes sindicais, membros das Comissões Estaduais de Jovens, sócios(as), participantes do Programa Jovem Saber e dos itinerários formativos da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC).

Por ter como objetivo a organização e a participação da juventude nas etapas preparatórias para o 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR), que acontecerá em março de 2017, o evento debaterá temas estratégicos como:
- conjuntura nacional e desafios para a agricultura familiar, a partir da perspectiva da juventude trabalhadora rural brasileira e do fortalecimento das lutas do MSTTR;
- orientar e qualificar a participação dos(as) jovens nos processos de preparação e realização do 12º CNTTR;
- propor estratégias de fortalecimento da organização juvenil no MSTTR e das lutas sindicais;
- definir agenda estratégica em defesa das políticas públicas para a juventude e sucessão rural.

Além disso, a programação conta com momentos de análise de conjuntura, apresentação de experiências protagonizadas pela juventude rural nos estados e painéis sobre sucessão rural, trajetória e novos desafios na organização juvenil no sindicalismo. Todos esses debates convergem para fortalecer a organização e luta da juventude rural em defesa dos direitos conquistados pela classe trabalhadora.

Estão previstos o lançamento do livro “Juventude rural e sua caminhada na CONTAG”, que traz a trajetória de lutas e conquistas dos jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais do MSTTTR, e uma exposição fotográfica para celebrar os 15 anos da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR).

A realização da Plenária Nacional de Jovens está sendo antecedida pelas etapas estaduais, que já estão dando o tom do que a juventude irá propor e lutar no Congresso da CONTAG, que ocorrerá em março de 2017.

Com informações da CONTAG.