Notícia

sexta-feira, 13 de maio de 2011

250 trabalhadores rurais paranaenses participam do Grito da Terra

Fetaep leva comitiva paranaense em busca de melhores condições de trabalho no campo

Duzentos e cinquenta trabalhadores rurais do Paraná participarão das mobilizações do 17º Grito da Terra Brasil, nos dias 17 e 18 de maio, em Brasília. A comitiva está sendo levada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Paraná (Fetaep) que, juntamente com a Contag e demais Federações do Brasil, faz uma série de reivindicações ao Governo Federal.

O documento está organizado em nove eixos que preveem ações emergenciais de combate à pobreza rural e à desigualdade de gênero, além do fomento à geração de renda e à sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Grito da Terra Brasil –
É o principal evento da agenda do movimento sindical do campo. Todo ano, o GT reúne em Brasília milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país. Para a categoria, a manifestação é vista como uma espécie de data-base dos agricultores familiares, dos trabalhadores sem-terra e dos assalariados e das assalariadas rurais. A pauta, contendo 185 pontos, foi entregue no dia 1º de abril à presidente Dilma Rouseff.

O primeiro Grito da Terra Brasil foi organizado em 1995 e teve como saldo imediato a criação de uma linha de crédito no valor de R$ 1,5 milhão para a agricultura familiar. Desde então as Federações dos Trabalhadores na Agricultura também promovem os Gritos da Terra Estaduais, que negociam com os governos estaduais a pauta de reivindicações dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais.