Notícia

terça-feira, 17 de março de 2015

2º Congresso dos Trabalhadores(as) Rurais começa dia 18

Objetivo é definir as diretrizes de atuação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) pelos próximos quatro anos.

Defender os interesses da categoria trabalhadora rural. Este é o principal objetivo do 2º Congresso Estadual dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais que começa amanhã, dia 18, em Curitiba. O evento, que segue até sexta-feira (dia 20), reunirá cerca de 250 delegados sindicais de todo o Estado nas instalações do salão de eventos do Restaurante Madalosso. A solenidade de abertura acontecerá às 19h30 e contará com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, do superintendente do Trabalho e Emprego, Neivo Beiraldin, entre outras autoridades do universo sindical e trabalhista.

Organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP), o Congresso desencadeará reflexões e debates entre sua base sindical acerca dos desafios e das estratégias de atuação a serem implementadas para o enfrentamento da realidade rural para os próximos quatro anos. Além disso, os participantes discutirão o atual cenário da agricultura brasileira, que ainda apresenta as marcas dos modelos de produção adotado pelo Brasil a partir 1970.

Segundo o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, tal modelo intensificou o avanço do capitalismo no campo, proporcionando o surgimento de grandes unidades produtoras (agroindústrias, agropecuárias, entre outras). “Isto acarretou a industrialização no campo, caracterizada, principalmente, pela mecanização e utilização desenfreada de agrotóxicos. Em função deste processo, notáveis transformações sociais, políticas, culturais e demográficas ocorreram ocorrem no meio rural cujos reflexos estamos sentindo até os dias de hoje”, comenta.

Desafios e estratégias - Entre os desafios, o Movimento pretende lutar pela melhoria e articulação das políticas públicas nas áreas da previdência, educação, saúde, habitação, crédito de custeio e investimentos (PRONAF), assistência técnica e extensão rural gratuita e de qualidade e de reforma agrária, com instalação de infraestrutura social e produtiva, além de créditos subsidiados. Já como estratégia, a categoria deverá reafirmar o caráter de pressão e de denúncia das ações de massa, promovendo mobilizações e divulgando a situação do campo para a sociedade, “não se limitando à entrega de pautas de reivindicações, enfatizando as demandas pela melhoria da qualidade de vida no campo”, comenta o presidente da FETAEP, Ademir Mueller.

Além de temático, o evento também possui caráter eleitoral. No último dia, sexta-feira, acontecerá as eleições para a escolha da futura diretoria da FETAEP.