Notícia

segunda-feira, 18 de junho de 2012

1ª Plenária Nacional da 3ª Idade

Fetaep foi representada por 14 delegados e delegadas da 3ª Idade

 



Mais de 400 pessoas idosas de todo o país estiveram reunidas em Brasília entre os dias 13 e 15 de junho participando da 1ª. Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos Rurais. O Paraná, por meio da Fetaep, foi representado por 14 delegados que, junto aos demais, debateram questões específicas em torno do envelhecimento da população rural visando avaliar e formular propostas para uma atuação mais efetiva do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). O processo de escolha dos delegados e delegadas participantes ocorreu em setembro de 2011 durante a plenária estadual. A secretária da 3ª Idade da Fetaep, Mercedes Demore, e a da Políticas Sociais, Marucha Vettorazzi, acompanharam os trabalhos e as discussões.

 

No primeiro dia da plenária, o pós-doutor em Ciências Sociais Vicente de Paula Faleiros fez uma análise de conjuntura sobre o envelhecimento brasileiro, suas perspectivas e desafios com enfoque no meio rural. Temas como “Direitos e Políticas Públicas em prol do Envelhecimento Ativo e Saudável no Brasil” e “Envelhecimento e os Desafios: Aposentadoria, Empréstimo Consignado, Violência e Exploração”, também estiveram em debate durante o evento.

 

No dia 15 de junho, a plenária final reuniu todos os participantes para aprovar o Documento Base, que será utilizado na construção da Agenda do Envelhecimento Saudável no Brasil. O documento aprovado trará recomendações ao governo federal de quais políticas públicas precisam ser criadas e aperfeiçoadas para promover de fato o envelhecimento saudável e ativo no campo e na floresta.

 

Com informações da Contag.