Notícia

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

1ª Feira da Agricultura Familiar no Paraná é lançada pela FETAEP

200 expositores devem expor seus produtos no evento, que acontecerá ainda no primeiro semestre

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP) anunciou, na última terça-feira (18), o lançamento da 1ª Feira da Agricultura Familiar do Paraná. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs). A previsão é que mais de 200 expositores participem do evento, que será no Mercado Municipal de Curitiba, ainda no primeiro semestre.

Marcos Brambilla, presidente da FETAEP, afirmou que o principal objetivo é o de estimular novos empreendimentos, principalmente para o agricultor que está na fase inicial do negócio. “Ele terá a oportunidade de se aproximar do público final, conhecer as exigências do consumidor e melhorar ainda mais o seu produto para participar do mercado de forma competitiva”, afirmou.

O lançamento oficial foi realizado na sede da FETAEP, em Curitiba, com a participação de mais de 50 expositores de várias regiões do estado que realizaram uma mostra de produtos da agricultura familiar, uma prévia da feira, para 200 convidados. Também participaram do evento o prefeito Rafael Greca, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento Norberto Ortigara, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Natalino Avance de Souza, o presidente da Ceasa Éder Bublitz, o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba Luiz Dâmaso Gusi, a prefeita de Agudos do Sul Luciane Maira Teixeira, o prefeito de Antonina Zé Paulo, o coordenador da Expedição Agricultura Familiar, Giovani Ferreira e diversos vereadores do estado.

“A feira será um exemplo da grande fartura que as searas do Paraná trazem à nossa mesa. A ideia de valorizar a agricultura familiar e o produto feito em casa faz parte do nosso DNA”, disse o prefeito Rafael Greca.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, ressaltou a importância do setor para o estado. “A agricultura familiar tem capacidade de intenção e invenção, de construção de seu espaço o tempo todo, é a força econômica do Paraná por natureza”, disse.

Seminários

Na ocasião do lançamento da feira, os presentes também participaram de seminários com temas relevantes para a agricultura familiar. O coordenador da Expedição Agricultura Familiar da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, foi o primeiro palestrante e discorreu sobre os resultados do projeto que percorreu 12 estados brasileiros de setembro a dezembro de 2019.

Outros palestrantes foram Jorge Mryczka, coordenador do Censo Agropecuário no Paraná realizado pelo IBGE; o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Luiz Damaso Gusi, com o tema Agricultura Familiar e Mercado; Maria Isabel Rosa Guimarães do SEBRAE com o tema Empreendedorismo na agricultura familiar; e Marcos Brambilla, presidente da FETAEP, com o tema Gestão e inovação na agricultura familiar.

Aulas-show

O evento foi enriquecido com quatro aulas-show com chefs de cozinha que utilizaram produtos e insumos provenientes da agricultura familiar. As atrações foram a aula de Gastronomia Funcional com Iracema Bertoco Brianese do Centro Europeu; Mel de Jataí na gastronomia com Gabriela Carvalho do Quintana Gastronomia; Pães especiais e farinhas apropriadas com Rene Seifert da Casa da Videira – Wittmarsum; e Critérios para um queijo de qualidade com Flávia Rogoski do Bom Vivant do Mercado Municipal.

 



Galeria de fotos sobre esta notícia

Lançamento da Feira da Agricultura Familiar do Paraná

fotos desta galeria