Notícia

segunda-feira, 09 de outubro de 2017

1º auxílio-maternidade de agricultora via INSS Digital sai em São José dos Pinhais

INSS Digital proporcionando facilidades

A primeira trabalhadora rural a ter seu benefício de licença-maternidade concedido via INSS Digital foi Juliana Kusma, de São José dos Pinhais. “No mesmo dia em que coletamos a assinatura dela, em 22 de setembro, já levamos o caso ao treinamento do INSS e fizemos. Foi rápido”, afirma o presidente do STTR, Afonso Rendak, que também já fez via INSS Digital uma aposentadoria por idade.

 

Interessados – Os Sindicatos que fazem encaminhamento de aposentadoria e que tenham interesse em aderir ao INSS Digital deverão procurar a FETAEP, a Secretaria de Previdência, para se informar acerca da documentação necessária para o Termo de Compromisso com o INSS.

 

INSS Digital - Entenda o trâmite

1º - Trabalhador procura o Sindicato.

2º - Sindicato solicita a documentação;

3º - Analisa documentação e entrevista o trabalhador.

4º - Trabalhador preenche o requerimento, que é assinado pelo Sindicato e pelo trabalhador.

5º - Sindicato digitaliza a documentação.

6º - Sindicato acessa o programa INSS Digital, anexa documentação, e envia.

7º - Advogado do Sindicato tem a incumbência de autenticar a documentação, averiguando a veracidade dos fatos apresentados.

8 – INSS analisa e concede o benefício.

 

CONTAG negocia em Brasília para estender INSS Digital a todos os STTR´s

A CONTAG está negociando com o INSS em Brasília um acordo nacional em que o INSS Digital abrangeria todos os Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do MSTTR. O acordo, chamado informalmente de “guarda-chuva”, facilitaria o acesso à ferramenta.

 

BOX - Entrevista rural não deve mais ser exigida

Reiteramos que a Entrevista Rural dos segurados(as) especiais não serão mais exigidas pelos servidores do INSS. A partir de agora todo pedido de benefício previdenciário de segurado especial é necessário anexar a Declaração do Trabalhador Rural em substituição à entrevista.