Notícia

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Territórios da Cidadania: Contag selecionou monitores

O paranaense escolhido foi Elieder Aparecido Borges, natural de Quatiguá, e morador de Carlópolis – Norte Pioneiro


Marcos Brambilla, coordenador estadual de Jovens e diretor de Políticas Agrárias, e Elieder Aparecido Borges, monitor selecionado
Após a avaliação de currículos de todo o Brasil, a Contag já selecionou os monitores que vão atuar nas esferas estaduais e federal com o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) dentro dos Territórios da Cidadania. O paranaense escolhido foi Elieder Aparecido Borges, natural de Quatiguá, e morador de Carlópolis – Norte Pioneiro.
Já como monitor representante do Paraná nos Territórios da Cidadania, ele e o diretor da área de Políticas Agrárias, Marcos Brambilla, participaram da 1ª oficina preparatória em Brasília, de 25 a 29 de abril. Na ocasião, a Contag apresentou aos novos contratados o trabalho a ser desenvolvido, assim como desafios e objetivos. Segundo Elieder, o papel dos monitores será o de dar suporte técnico para a elaboração de projetos dentro dos Territórios, além de inserir o movimento sindical nas discussões políticas.
Para o coordenador estadual da Juventude e diretor de Políticas Agrárias, Marcos Brambilla, a Contag está apostando no sucesso do projeto na melhoria do efetiva do IDH dos municípios mais carentes, onde as políticas públicas não chegam. “A sucessão rural nestes locais – onde não há grandes possibilidades de trabalho e renda – precisa ser tratada como um problema social uma vez que envolve a continuidade de uma atividade econômica fundamental: agricultura”, pondera Brambilla.
No Paraná, a atuação se dará em partes. Inicialmente, com o apoio da Fetaep e da Contag, será realizado um levantamento das ações dos STTR´s junto aos Territórios. “Na sequência, faremos um diagnóstico de quais medidas cada região necessita para, depois, ajudarmos na elaboração de projetos que realmente melhorem a qualidade de vida das pessoas que dependem das ações territoriais”, informa Elieder.
Já a partir do dia 30 de maio a Fetaep e a Contag passarão por algumas regiões do Estado com o Seminário Nacional do Desenvolvimento Territorial. Após a realização do Seminário, a Fetaep reunirá em suas instalações, nos dias 12 e 13 de julho, dirigentes sindicais de todos os 74 municípios que fazem parte dos territórios da cidadania. O objetivo do encontro, que também contará com a participação da Contag, será inserir os dirigentes dentro das perspectivas e objetivos do Movimento Sindical no projeto.
Jornadas Temáticas – Após as tratativas iniciais para a implementação do projeto, serão realizadas Jornadas Temáticas da Regional Sul. Nos meses de setembro, outubro e novembro, 25 representantes de cada Estado estarão reunidos em São José, Santa Catarina, para a apresentação dos resultados das Federações. As discussões serão divididas em quatro eixos: desenvolvimento territorial com sucessão rural; educação no campo e políticas públicas; políticas públicas para as mulheres trabalhadoras rurais; e organização da produção.
Atualmente o Paraná possui quatro Territórios da Cidadania: Norte Pioneiro, Cantuquiriguaçu, Paraná Centro e Vale do Ribeira, que juntos englobam 74 municípios que possuem um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Na Fetaep, uma equipe de monitoramento e acompanhamento da execução do projeto foi instaurada sendo composta pelos departamentos: Financeiro, Formação e Organização Sindical, Mulheres, Agrícola, Juventude e Previdência.
Minicurrículo - Além de ser trabalhador rural, Elieder já participou de alguns cursos de formação de agentes de desenvolvimento territorial oferecidos pela Fetaep, em 2005 e em 2006. Outro fato que pesou para a sua escolha foi ter acompanhado de perto a criação do território do Norte Pioneiro. “Também tenho acompanhado as reuniões da Regional 07 e as ações do STTR de Carlópolis”, conta Borges - demonstrando conhecer a realidade do meio rural.